Conferência mobiliza servidores e população para discutir políticas públicas da Assistência Social

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

“O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi o tema principal da 14º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado nesta terça-feira (11), na Câmara dos Vereadores pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar.

A conferência visa mobilizar, orientar e discutir as políticas públicas e os serviços da Assistência Social. O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é uma forma de organizar e gerir a assistência social. O sistema é planejado e executado em nível federal, estadual, distrital e municipal, por meio de parcerias entre a sociedade civil e o poder público.

A primeira-dama e secretária da pasta, Priscila Dourado, destaca a importância da participação de todos os setores e usuários na construção de políticas públicas. “Esse momento é enriquecedor pois através desta ação que discutimos o trabalho existente e novas políticas para podermos melhorar a nível municipal. O nosso desejo é avançar cada vez mais trabalhando em prol daquele que precisa do apoio do social lutando e fazendo valer o seu direito como cidadão”, pontuou.

Além da apresentação dos projetos desenvolvidos pela Assistência Social, como o grupo da melhor idade “Alegria de viver, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o encontro contou com discussão em eixos temáticos para elaborar propostas que serão levadas para etapas estadual e nacional.

Eixos da Conferência de Assistência Social deste ano:

EIXO 1 – FINANCIAMENTO: financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;

EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.